segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Porque não somos como as formigas?

Porque não somos como as formigas?
Já pararam para pensar como funciona uma comunidade de formigas? Ela funciona com a ajuda mutua de todas, para tudo, construção da casa, obter comida, proteção. As tarefas são divididas, e cientificamente elas não enxergam, dependem uma das outras para se guiar. Agora porque não somos assim. Nossa casa é o nosso planeta onde todos os dias se vê noticias sobre aquecimento global, lixo em excesso sem separação, esgotos, poluição dos rios e do ar. Mas se cada uma fizesse sua parte não funcionaria como as formigas? Separação de lixo é um processo básico, porém a maioria das cidades não possui coleta separada, lixo orgânico do lixo reciclável, e mesmo nas cidades que possuem muitas pessoas não separam. Mesmo com a separação de lixo ainda existe outro problema que é onde são armazenados nas casas e após a coleta. Sacolas de plástico também são um grande problema para o ambiente, muitas empresas estão usando sacolas biodegradáveis para acabar com este problema. Já o armazenamento após a coleta gera um fluido altamente prejudicial ao ambiente e um gás que poderia ser aproveitado para a geração de energia. Fábricas possuam filtros para emetir menos poluentes, mas ainda envolve muita política questões como essas. Fabricantes de automóveis já tem capacidade para desenvolver carros que não poluam, mas ainda falta infra-estrutura no Brasil, porque a principal tecnologia utilizada é a eletricidade. E o interesse dos governos e grandes empresas petrolíferas acabam atrasando estes processos.

A questão do desmatamento, principalmente da Amazônia e outro fator, se é visto que estão acabando com a floresta porque não fazem nada? Falta de dinheiro não é, a discussão do momento é a CPMF que gera em torno de 40 bilhões por ano ao governo. Provavelmente envolve política também esta questão. Ajudar um ao outro, pensar no próximo. Muitos só agem em benéfico próprio, principalmente os mais poderosos, mas se todos pensassem no próximo muita coisa seria bem melhor. E se for pensa, se cada um ajudar ao próximo, como as formigas, vai acabar se ajudando. As coisas vão ser melhores para todos, não só para quem você ajuda.

OBS: Quem quiser produtos da Natura ou Biosciense cosméticos pode entrar em contato via e-mail com minha mãe, verarruas@gmail.com, pra quem não conhece dona Vera, vende.

Abraço gente e ótima semana


2 comentários:

SERGIO BUCCO disse...

Caro Heberton!
Estou escrevendo uma história fictícia das formigas e aproveitei teu artigo para minha elaboração.
Parabéns! Grande abç!

SERGIO BUCCO disse...

Caro Heberton!
Estou escrevendo uma história fictícia das formigas e aproveitei teu artigo para minha elaboração.
Parabéns! Grande abç!