
Olá a todos, depois de muuuuuuuuuuuito tempo longe do blog volto para falar sobre a criação do meu site, onde vou divulgar meus trabalhos e logicamente fazer os testes de novas tecnologias para utilizar nos sites dos clientes.
Fazendo um paralelo com um sistema local, geralmente feito por um programador ou uma empresa de programação. O empresário paga 50 mil em um sistema simples de controle de estoque, porém não paga 20 mil em um sistema de e-commerce. Por que? O programador é considerado inteligente, já o designer desenhista. Mas isso não vale só para o cliente, os programadores valorizam o que fazem, mesmo tento a base do sistema pronto, eles cobram o preço que vale. Não considero sacanagem com o cliente, e sim conhecimento. O programador investiu para ter aquele conhecimento, não caiu do céu, e com o conhecimento adquirido crio a base do sistema para vender.
Já ví web designers afirmarem esse tipo de coisa, ter a base pronta, para fazer o preço barato, sendo que ele também teve investimento em estudos para adquirir conhecimento, que muitas vezes envolve, até mesmo, programação.
Por esse fato muitas empresas que atuavam no ramo de programação, criação de sistemas locais, estão migrando seus sistemas e métodos pra a web. Porém atribuindo um valor justo para os seus produtos. Aproveitando o que já foi falado, sobre serem considerados inteligentes, e a expansão da área web, mas para ganhar dinheiro.
Mas não basta mudar a mentalidade dos clientes em relação a área se os profissionais não se derem o valor. A web foi considerada o investimento mais lucrativo segundo estudos do economista sueco Steve Jurvetson que apresentou essa informação na conferência sobre investimentos Nordic 2008.(Link)Publicado no portal da revista INFO da Abril.
Mercado de trabalho tem bastante, e em expansão segundo o jormal Estadão(Link), mas é uma área ainda não regularizada, sem padrões obrigatórios, sem exigência profissional dos clientes ao contratar um profissional por não conhecer a área e principalmente os profissionais que acabam não valorizando o potencial da área e da internet.
Neste tempo sem postar ocorreu a virada do ano, carnaval, páscoa. Todos muito bons. Novos trabalhos na área web, novas parcerias. Este ano promete.
Cursos como o de photoshop na ENG, lecionado pela professora Kely, que valeu muito a pena. Até coloquei a idéia dela ter um blog pessoal, assim como outros alunos!hehehe! Aumentar a blogsfera com conteúdo útil.
Seria isso. Espero agradar com as matérias, principalmente voltado para a área web, que precisa melhor em muitos aspectos.
Abraços
Tornar as coisas mais fácil ajuda e muito na hora da venda. Esse é um dos assuntos da usabilidade.
Um estabelecimento de comercio onde os produtos estão todos misturados, sem nome e ainda de difícil acesso, com certeza terá suas vendas muito baixas. O consumidor não vai a lugar nenhum para ficar “caçando” o que ele procura para consumir. Se a loja tiver categorias bem discriminadas para separar seus produtos, etiquetas com os preços bem separadas em seu respectivo produto fazendo com que o cliente entre na loja e já sabia onde encontrar o que procura, quando achar o produto já na prateleira visualizar suas informações com o preço bem discriminado vai fazer com que o cliente volte na loja por ser fácil de encontrar o que deseja, sem ter que ficar pedindo ajuda ou tendo que andar a loja inteira para encontrar seu produto.
O que acontece muito, principalmente em supermercados, as etiquetas de preço ficarem muito misturadas, fazendo com que o cliente tenha que procura a etiqueta do produto que está querendo consumir. Podendo fazer que seja visualizado o preço incorreto e na hora de pagar tenha que buscar o produto certo ou desistir da compra, o que gera prejuízo para o estabelecimento, pois o que clientes buscam em supermercados são produtos de necessidade pessoal, logo se o cliente deixa de comprar o produto em um mercado, por ter que ir trocar o produto enquanto está no caixa, provavelmente vai compra em outro mercado só pela questão da facilidade. Para venda de produtos mais técnicos a linguagem usada também pode ajudar na venda se for mais facilitada. Produtos técnicos possuem muitas especificações que, geralmente, o cliente não conhece. Por tanto se o vendedor começar a falar de todas elas o cliente vai ficar sem saber o que realmente o produto faz, e se sentir “perdido”. Uma linguagem mais facilitada e exemplificada ajuda o cliente a entender melhor o que o produto tem e da maior confiança para comprar o produto que procura.
Na internet a usabilidade ajuda na compra de produtos em site, mas principalmente no decorrer da compra.
Segundo uma pesquisa realizada pelo site de comercio eletrônico Amazon, 60% dos “carrinhos”são abandonados durante o processo de compra, por ser um caminho não tão obvio, ou facilitado quanto deveria ser.
A usabilidade aliada a um layout interessante é uma grande arma para atrair o comprador para o site o torna-lo um cliente fiel. Na internet ninguém procura um site mal desenhado e estruturado, e sim um layout que chame a atenção por sua beleza e funcionalidade. O mundo da internet ninguém entra em um site para caçar as informações e sim para achar o que procura, mas sem demora. Se as funções estiverem bem estruturadas e de fácil visualização, fará com que o usuário encontre com maior facilidade o que procura.
Muitos sites de compras são desenvolvidos pensando em atender os conceitos de marketing, mas esquecem de que o cliente pode querer comprar, mas se não saber como ele vai embora e encontra outro concorrente em questão de segundos, se o site dele tiver uma boa usabilidade, o bastante para o cliente conseguir efetuar a compra, ele ganhará o cliente e principalmente as indicações.
Por isso antes de montar um negócio, desenvolver um produto ou um site pense como o usuário, faça as opções mais facilitadas para que ele não se perca ou perca tempo tendo que pensar o que fazer.
OBS: Quem quiser produtos da Natura ou Biosciense cosméticos pode entrar em contato via e-mail com minha mãe, verarruas@gmail.com, pra quem não conhece dona Vera, vende.
Grande abraço!
Já que falamos de mudanças, todos nós temos dificuldades de mudar. Seja mudar de sala no emprego, ou de atitude, pensamento. Sempre existe certa desconfiança em relação a mudanças, mas com o tempo isso muda. E toda aquela desconfiança que existia some, e se oferecem para voltar para o local que estava você acaba não querendo, pois já acostumou com seu novo lugar.
Semana passada ouvi me dizerem que a capacidade de mudanças é uma das maiores dificuldades. A mudança que tinha que fazer era apenas em relação a minha mesa, coisa simples, mas pelo fato de estar acostumado confesso que foi um pouco chato mudar.
Isso é normal, todos nós somos assim, cabe a você buscar entender o porque da mudança, deixar a cabeça aberta a novas idéias e pontos de vista diferentes. Pra tudo, em casa, trabalho, relacionamentos. Sua vida pode se tornar mais interessante e mais tranqüila, afinal vai ver outros pontos de vista e não vai perder tempo se estressando.
Claro que não precisa ser um robô, tudo o que dizem para fazer você faz. Mas tente entender o porquê, se tem dúvidas, pergunte, se tem argumentos, fale. Mas não adianta se fechar.
Espero que tenham gostado do novo visual.
OBS: Quem quiser produtos da Natura ou Biosciense cosméticos pode entrar em contato via e-mail com minha mãe, verarruas@gmail.com, pra quem não conhece dona Vera, vende.
Grande abraço!